A prática de artes marciais e seus benefícios para o sistema ósseo em indivíduos da terceira idade

A osteoporose é uma condição em que os ossos da pessoa se tornam mais finos e frágeis e é muito comum em pessoas idosas. Com a idade também aumentam as dores nas articulações e a força muscular e o equilíbrio diminuem, aumentando o risco de acidentes.

Muitas pessoas nesta faixa etária acreditam que o melhor é repousar e evitar fazerem algum tipo de esforço, mas isto os torna sedentários e acaba por debilitar mais o corpo.

Ouvimos muito falar sobre fraturas em idosos ocasionadas por queda. Muitas vezes, porém, a fratura acontece antes da queda, por consequência da pouca densidade óssea. Há também casos onde um desequilíbrio ocasiona a queda e a fratura é causada pelo impacto no solo.

A melhor forma de conseguirmos o aumento de massa óssea é através da compressão. Atividades físicas com impacto produzem a compressão necessária para este aumento, contribuindo para ou aumento de massa óssea, o que é muito desejável para este público.

As artes marciais em geral são atividades físicas que envolvem impacto. O impacto é um aliado para o aumento da densidade óssea. Isto não significa que a pessoa deve receber golpes e participar de lutas. Exercícios efetuados em aulas de artes marciais, como polichinelos, corrida, flexões, socos e chutes em sacos de pancada e aparadores são exercícios onde existe o impacto necessário para o fortalecimento dos ossos. Normalmente estes exercícios fazem parte da rotina de aulas de artes marciais e lutas como o karatê, muay thai, kung fu, taekwondo, capoeira, entre muitos outros.

O judô também pode ser um ótimo aliado para as pessoas da terceira idade. Nesta arte marcial, o indivíduo aprende técnicas de como cair com mais segurança, sem se machucar, e também melhoram muito o equilíbrio do praticante.

Esportes como caminhada e corrida também têm impacto e também são benéficas para o aumento da densidade óssea, mas este aumento fica concentrado nos membros inferiores, já que nestes exercícios os braços não sofrem impactos. Já no caso das artes marciais, os benefícios podem ser observados no corpo inteiro.

Muitos outros benefícios podem ser observados com a prática de artes marciais e lutas, como o aumento da saúde física e mental, aumento da força, melhora da autoestima e o convívio social, porém, devemos lembrar que as práticas devem ser ministradas por profissionais competentes e o praticante devem ter acompanhamento médico. Devem ser feitos exames antes do início da prática e só o médico poderá dizer se o indivíduo está apto ou não para a prática.

9 comentários sobre “A prática de artes marciais e seus benefícios para o sistema ósseo em indivíduos da terceira idade

  1. Pingback: Equipe brasileira de Kyokushin pronta para o Mundial – Blog do Ewerton Teixeira

  2. Pingback: Makoto Nakamura se torna décimo primeiro dan – Blog do Ewerton Teixeira

  3. Pingback: Alavancas nas artes marciais – Blog do Ewerton Teixeira

  4. Pingback: Lutas e Artes Marciais nas aulas de Educação Física Escolar – Blog do Ewerton Teixeira

  5. Pingback: Riyuji Isobe conquista o título mundial de Kata – Blog do Ewerton Teixeira

  6. Pingback: Biomecânica e esportes de combate – Blog do Ewerton Teixeira

  7. Pingback: Anatomia nas artes marciais – Blog do Ewerton Teixeira

  8. Pingback: Florianópolis será sede do 4º Encontro Nacional de Artes Marciais e Esportes de Combate – Blog do Ewerton Teixeira

  9. Pingback: Como controlar suas emoções em competições importantes – Blog do Ewerton Teixeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s