Anatomia nas artes marciais

11947397_940928419263789_8899233224627725438_n
Crédito foto: Reprodução/Facebook oficial Andrews Nakahara

O conhecimento da anatomia aplicado às artes marciais tem como um de seus objetivos conhecer os pontos mais frágeis no corpo do oponente, a melhor forma para atingi-los e como proteger estes mesmos pontos no próprio corpo.

LEIA TAMBÉM:

A prática de artes marciais e seus benefícios para o sistema ósseo em indivíduos da terceira idade

Alavancas nas artes marciais

Lutas e Artes Marciais nas aulas de Educação Física Escolar

Biomecânica e esportes de combate

O corpo humano possui muitos pontos frágeis. Nas artes marciais mais antigas é mais comum o estudo destes pontos e de como atingi-los. Estuda-se qual é o melhor meio de atacar os olhos do oponente, garganta, genitais, e por aí vai. O estudo destas técnicas tinha como objetivo, e tem até hoje, dependendo da situação, a finalização do combate da maneira mais rápida e eficaz possível, aplicando-se em casos onde a vida do praticante possa estar em risco.

Nas lutas e esportes de combate também há o estudo de pontos frágeis no corpo, mas o objetivo é diferente. Nos esportes existem as regras que são estabelecidas para a segurança dos atletas, pois o objetivo não é ferir o oponente de forma que o deixe incapacitado. O que se almeja na competição destas modalidades é a vitória.

O atleta destes esportes também não deve negligenciar o estudo de pontos onde suas técnicas possam ser aplicadas de forma mais eficiente, dentro das regras da competição. Por exemplo no muay thai, qual é a melhor forma de se desferir um low kick? Qual região da perna do oponente causará mais dor ao receber este golpe? No caso do jiu-jitsu, qual é o melhor ângulo para se aplicar uma chave de braço (arm-lock)?

Estes conhecimentos são importantes também para o próprio atleta se defender de possíveis ataques do oponente. No caso do low kick, qual é o melhor ângulo para se levantar o joelho, para se proteger de um low kick? No caso do jiu-jitsu, conhecendo o melhor ângulo para se aplicar a chave de braço, de que forma devo mover meu braço e meu corpo para evita-lo? São conhecimentos adquiridos com a experiência do treinamento, mas também é importante rever estes conhecimentos na teoria, através da conversa com praticantes mais experientes, livros, revistas, vídeos, etc.

Artes marciais antigas e sistemas de defesa pessoal, como por exemplo o Krav-magá, praticam técnicas mais lesivas, onde o objetivo é a defesa da própria vida. Durante os treinos estas técnicas são praticadas com parceiros de treino, por isso não são aplicadas as técnicas com a intensidade igual à que se usaria em uma situação de perigo. Ainda assim, aprendendo os movimentos de forma correta e praticando com frequência, as técnicas aprendidas nestas modalidades funcionarão perfeitamente caso haja necessidade.

Portanto, qualquer que seja sua modalidade, é importante sempre se questionar sobre como está aplicando os golpes, se o ângulo do golpe está correto, se a velocidade está correta, se o golpe está atingindo o lugar certo, e principalmente, se está atingindo o ponto mais frágil do oponente.

6 comentários sobre “Anatomia nas artes marciais

  1. Pingback: AUMENTE SUA CONCENTRAÇÃO E TENHA MELHORES RESULTADOS – Blog do Ewerton Teixeira

  2. Pingback: Florianópolis será sede do 4º Encontro Nacional de Artes Marciais e Esportes de Combate – Blog do Ewerton Teixeira

  3. Pingback: Lançamento do livro “Capoeira: Teoria e Prática” de Kaled Barros – Blog do Ewerton Teixeira

  4. Pingback: ESTOU TREINANDO CERTO? – Blog do Ewerton Teixeira

  5. Pingback: SISTEMAS ENERGÉTICOS DO LUTADOR – Blog do Ewerton Teixeira

  6. Pingback: Avaliando sua situação atual – Blog do Ewerton Teixeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s