Competências de um atleta parte 3 : Física

18447517_1734093706605234_1070265866989012747_n
Crédito foto: Reprodução/Facebook oficial UFC

As principais valências físicas para a prática esportiva são: resistência, força e velocidade. Corredores fundistas, ou seja, de longas distâncias, possuem maior resistência do que corredores de velocidade (modalidades de 100m rasos por exemplo). Mas o são a velocidade, a força e a resistência?

LEIA TAMBÉM:

Competências de um atleta parte 2: Tática

Competências de um atleta parte 1: Técnica

A resistência é a qualidade física que permite o organismo a realizar um esforço ou uma atividade por um longo período de tempo. Já a velocidade é a capacidade que a musculatura tem de se contrair no menor espaço de tempo possível quando estimulada.

A força basicamente é a capacidade de exercer tensão contra uma resistência.

Um dos fatores determinantes para o sucesso de um atleta em determinada modalidade é a sua estrutura muscular. Existem diferenças no tipo de fibras musculares, e isso faz com que determinado atleta tenha mais força e o outros, mais resistência.

Atletas com musculatura com maior predominância de fibras brancas são mais aptos a realizar trabalhos que exigem força e velocidade. Por outro lado, atletas que possuem mais fibras vermelhas em sua estrutura muscular têm mais resistência muscular. Há também as fibras rosas, que ficam entre as brancas e as vermelhas, conferindo ao atleta um equilíbrio entre força, velocidade e resistência. Este tipo de fibras é predominante nos atletas de esportes de combate, já que precisam destas três valências para lutar.

Como exposto acima, a predominância de um tipo de fibras indica a modalidade para qual o atleta terá mais aptidão. Há casos em que o talento e o trabalho duro, juntamente com uma técnica apurada, sobrepõem estas condições, mas de maneira geral, a aptidão física é determinante para o sucesso na modalidade.

2 comentários sobre “Competências de um atleta parte 3 : Física

  1. Pingback: Seminários com Glaube Feitosa em São Paulo – Blog do Ewerton Teixeira

  2. Pingback: Competências de um atleta parte 4: Psicológica – Blog do Ewerton Teixeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s