A FISIOTERAPIA NO DIA A DIA DAS EQUIPES DE MMA

gym-exercise-fitness-workout-47084
Crédito foto: Pexels

Escrito pelo Dr. Eclayr Gonzales

O MMA vem em franco desenvolvimento nos últimos anos, o que influencia diretamente na profissionalização e potencialização de recursos das equipes nos seus camps de treinamento, onde as lutas e competições são decididas nos detalhes, como acontece nos diversos esportes de alto rendimento.

LEIA TAMBÉM:

Atuação da Nutrição nas Lutas

Competências de um atleta parte 4: Psicológica

A fisioterapia é um importante recurso que não visa somente o tratamento do atleta lesionado, mas também a adoção de medidas preventivas a fim de reduzir a ocorrência de lesões. O atleta precisa ter conhecimento de que a Fisioterapia Preventiva é uma das prioridades para sua carreira e rendimento nas lutas, pois evita o surgimento de lesões.

É imprescindível que o atleta profissional de MMA entenda que sua ferramenta de trabalho é seu corpo, e uma lesão poderá causar a perda da bolsa da luta, gerando prejuízo, pois o MMA é um esporte individual e, se não lutar, não ganha. O atleta e a sua equipe precisam evitar ao máximo as lesões, por isso a importância da presença da Fisioterapia Preventiva em tempo integral nos camps de treinamento.

O trabalho de prevenção de lesões é realizado nos treinos, analisando e corrigindo posturas (estáticas e dinâmicas), treinamento sensório-motor, trabalhando agilidade, pliometria, flexibilidade, equilíbrio, resistência, força e propriocepção. Visando a melhor performance do lutador e a diminuição do risco de lesões o máximo possível.

Nos intervalos dos treinos e lutas, medidas fisioterapêuticas regenerativas são de grande importância, diminuindo ou abolindo edemas e quadros dolorosos, melhorando a condição corporal para o próximo treino ou luta. Uma ferramenta regenerativa muito conhecida e utilizada é o criotratamento, que nada mais é do que o “velho” gelo, lembrando que alguns cuidados devem ser tomados neste caso para evitar lesão. Cuidados estes que serão abordados nas próximas colunas.

 

 

Eclayr Gonzales é Bacharel em Fisioterapia, Doutor pela Erich Fromm University – Flórida (EUA), Especialista em Medicina do Esporte – UFMA, Especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva com Ênfase em Terapia Manual, Especialista em Seitai (Quiropraxia Japonesa). Possui formações em Osteopatia, Posturologia Osteopática, Confecção de Palmilhas Corretivas, Dry Needring, RPG, Pilates, Treinamento Funcional, Miofibrólise Percutânea (crochetagem), Dynamic Tape e Bandagem Funcional.

2 comentários sobre “A FISIOTERAPIA NO DIA A DIA DAS EQUIPES DE MMA

  1. Pingback: ESTOU TREINANDO CERTO? – Blog do Ewerton Teixeira

  2. Pingback: TREINO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE PARA LUTADORES – Blog do Ewerton Teixeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s