Mantenha-se no controle de si mesmo

199782_352632298152225_642022138_n
Credito foto: Reprodução/Site European Kyokushin

O objetivo principal do atleta é a conquista de resultados positivos. Dentro de uma competição, assim como nos treinos, existem fatores que estão sob controle do atleta, outros não. Saber identifica-los traz ao competidor maior competência no que diz respeito ao controle de suas emoções.

LEIA TAMBÉM:

Mentalização no esporte

Competências de um atleta parte 4: Psicológica

ENCONTRANDO MOTIVAÇÃO

AUMENTE SUA CONCENTRAÇÃO E TENHA MELHORES RESULTADOS

Os fatores que são incontroláveis são muitas vezes responsáveis por tirar a concentração do competidor, fazendo com que ele perca o controle. Está fora de seu alcance, por exemplo, o nível técnico que seu adversário apresentará no dia da competição. O que está ao seu alcance é o nível em que VOCÊ se encontrará neste dia. Fatores como possíveis falhas na arbitragem, torcida adversária muito forte, e até as condições climáticas no dia da competição também são exemplos de fatores que não podem ser controlados pelo atleta.

Aí você se pergunta: Mas o que eu posso controlar?

Você pode controlar suas competências. Pode melhorar seu conhecimento, suas habilidades e atitudes na parte técnica, tática, física e psicológica. Dominando os fundamentos de sua modalidade, sabendo adotar a estratégia certa para cada possível adversário, dando atenção ao aprimoramento de suas valências físicas e, principalmente, a área comportamental.

É importante direcionar a mente para pensamentos funcionais, aqueles que farão com que seu resultado seja melhor. Pensar na possibilidade de erro não ajuda a melhorar o desempenho, e pode gerar falta de confiança, aumentando as chances do erro ocorrer, além de passar insegurança para aqueles que estão ao seu redor. Ao invés disso, deve-se procurar pensar no objetivo. Isso trará confiança, e como consequência, as chances de acerto aumentam e transmite confiança a quem o observa.

Portanto, procure ter consciência de quais são os fatores que você pode controlar, tanto dentro de uma competição quanto em outras áreas de sua vida, e faça o melhor para melhorar as competências necessárias para o cumprimento de seus objetivos, não se concentrando nos fatores pelos quais você não tem controle.

7 comentários sobre “Mantenha-se no controle de si mesmo

  1. Nelson Pires Romera Junior

    Ewerton, boa tarde!

    Eu tenho uma dúvida!

    Na sua opinião, qual seria o motivo que leva o atleta acostumado com muitas vitorias, ao levar um revés inesperado, simplesmente cair a produçao?

    Vide o exemplo do Jose Aldo…

    Um grande abraço

    Osu!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Boa tarde Nelson,
      Olha, pode ser por vários motivos. Idade, falta de foco nos treinamentos… Mas o mais provável é a falta de motivação.
      Pegando o exemplo do José Aldo. Ele já não vinha sendo tratado da forma que merece pelos fãs, pela mídia e pela organização em que trabalha. Mesmo há vários anos sem perder, era criticado por não vencer as últimas lutas da forma que os fãs queriam, por KO. Os valores que aprendeu e seguiu durante toda sua carreira infelizmente não se aplicam no mercado de lutas atual. Quando ainda era campeão dos penas, pediu à organização que lhe desse a chance de disputar o cinturão dos leves com o então campeão Frank Edgar, e o pedido foi negado. Não sei se ele estava fazendo algum acompanhamento para fortalecer a parte mental, mas mesmo se estivesse já não seria tarefa fácil. Portanto, o resultado, que é o dia da luta, é o que é visto por nós, mas há uma série de coisas dos bastidores que podem estar acontecendo e não nos damos conta.
      Grande abraço!

      Curtir

  2. Pingback: Como controlar suas emoções em competições importantes – Blog do Ewerton Teixeira

  3. Pingback: Apatia x Nervosismo nas Competições – Blog do Ewerton Teixeira

  4. Pingback: O que é Coaching? – Blog do Ewerton Teixeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s