Apatia x Nervosismo nas Competições

18195575_1487309868007725_104232511_o
Crédito foto: Ken Funahashi

Pensamentos e sentimentos são inevitáveis. A todo momento estamos pensando em algo, e estes pensamentos, por sua vez, nos trazem sentimentos diversos.

LEIA TAMBÉM:

Como controlar suas emoções em competições importantes

Mantenha-se no controle de si mesmo

Mentalização no esporte

O atleta que se encontra prestes a competir precisa ter o domínio não só sobre as técnicas de sua modalidade, mas também sobre suas emoções, e o caminho para isso é o domínio sobre seus pensamentos. É importante também que ele encontre um ponto ótimo entre a apatia e o nervosismo, que são sentimentos comuns para quem vai competir.

Isso quer dizer que um atleta deve entrar para uma competição focado. Não pode estar calmo demais nem nervoso demais.

Quando o indivíduo se encontra muito calmo, isto faz com que ele subestime a importância e os riscos que envolvem a competição. Muitas vezes vemos atletas que parecem estar muito calmos, mas na verdade estão em um estado de grande concentração. A calma em excesso não daria a energia de ativação necessária para um bom desempenho.

Do outro lado da balança está o nervosismo. Ao superestimar a magnitude da competição ou as qualidades do adversário, o atleta acaba se esquecendo de suas próprias qualidades e ficando nervoso, o que pode gerar tensão muscular, fazendo com que seus movimentos percam amplitude, e assim prejudicando o desempenho.

Encontrando o ponto de equilíbrio entre o nervosismo e a apatia, o atleta conseguirá a energia necessária para a ação, mas com a tensão sob controle. Para conseguir atingir este estado, precisa colocar o foco dos seus pensamentos nas ações, ou seja, no que deve fazer para conseguir cumprir seu objetivo, e não nas coisas que estão ao redor. Distrações são o que tiram o foco e levam a mente a um dos dois extremos.

Como nas outras áreas da vida, o equilíbrio é fundamental. Exercite-o em suas atividades diárias e os resultados aparecerão.

2 comentários sobre “Apatia x Nervosismo nas Competições

  1. Pingback: Realidade Externa x Realidade Interna: O que está sob seu controle? – Blog do Ewerton Teixeira

  2. Pingback: O que é Coaching? – Blog do Ewerton Teixeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s