Realidade Externa x Realidade Interna: O que está sob seu controle?

16938663_1649077315132266_1573314268995586142_n
Crédito foto: Reprodução/Facebook oficial Banchamek Gym

Para ter um alto desempenho, é claro que é necessário que o atleta domine as técnicas referentes à sua modalidade. Seu corpo deve estar habituado e adaptado à aplicação destas técnicas. Mas em uma competição, é importante ter a consciência do que pode ser controlado e do que não pode. Por mais que se tenha domínio das técnicas, o fator que deve estar sob total controle do atleta é sua realidade interna, ou seja, o que pensa, sente, a forma como age e interage no ambiente.

LEIA TAMBÉM:

Apatia x Nervosismo nas Competições

ESTOU TREINANDO CERTO?

Como controlar as emoções em competições importantes

A realidade externa são os fatos que acontecem no exterior de nosso ser, sob o qual não temos controle, já a realidade interna é o que ocorre em nossa mente, e é o que precisamos aprender a controlar.

O atleta não pode deixar que as coisas que acontecem ao seu redor definam a forma como ele irá se sentir, como irá agir e interagir no ambiente. Sua forma de pensar é que deve definir seus sentimentos, ações e interações. Para isso, deve fazer uso de sua percepção, memória, intuição, imaginação e juízo de valor, para que estes estejam condizentes com seus objetivos.

A partir de que se consegue utilizar estes recursos de forma alinhada a seus objetivos, conseguirá dominar sentimentos que possam aparecer em uma competição, como medo, raiva e tristeza. O atleta deve sentir a mesma alegria de quando está treinando no dia da competição. Isso refletirá em suas ações. Pegando o exemplo de um atleta que não concorde com a decisão dada por um juiz, a decisão já foi tomada e provavelmente não irá mudar, mas o controle sobre seus sentimentos é fundamental para que ele não perca o controle e tenha um ataque de raiva, que poderá trazer consequências desastrosas para sua carreira. Neste caso, a realidade externa é a decisão do juiz, que não pode ser controlada, ao contrário dos pensamentos e sentimentos do atleta, que estão sob seu controle, e que irão decidir suas ações e interações, que devem sempre estar de acordo com seu objetivo.

Por isso é tão importante o foco na tarefa e no objetivo, para que os pensamentos estejam sempre alinhados com eles.

3 comentários sobre “Realidade Externa x Realidade Interna: O que está sob seu controle?

  1. Pingback: O que é Coaching? – Blog do Ewerton Teixeira

  2. Pingback: Entrevista com Saulo Cavalari – Blog do Ewerton Teixeira

  3. Pingback: O que é Coaching? (parte 2) – Blog do Ewerton Teixeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s