O que é Coaching?

pexels-photo-196464
Crédito foto: Pexels

A International Coaching Federation (ICF), principal organização global do Coaching, define o Coaching como sendo “uma parceria com os clientes em um processo instigante e criativo que os inspira a maximizar seu potencial pessoal e profissional”. Esta parceria tem como objetivo levar o cliente de seu estado atual ao estado desejado, em um processo que visa a eliminação das barreiras que o impedem de utilizar todo o seu potencial.

LEIA TAMBÉM:

Apatia x Nervosismo nas Competições

Realidade Externa x Realidade Interna: O que está sob seu controle?

Mantenha-se no controle de si mesmo

Timothy Gallwey, considerado o “pai do Coaching” e autor do livro “O Jogo Interior de Tênis”, define o Coaching como sendo “A forma de liberar o potencial de uma pessoa para maximizar sua performance e ajudá-la a aprender, ao invés de ensiná-la”.

Em “O Jogo Interior de Tênis”, publicado pela primeira vez em 1974, Gallwey afirma que “o adversário que mais interfere no rendimento, independentemente da área de atuação, é o Adversário Interior, Estado Interno cujo oponente se encontra na Forma de Pensar, e não no adversário externo. É ele quem produz distrações através de diálogos internos e julgamentos, capazes de provocar desconcentração, desmotivação e descontrole emocional, até mesmo nos grandes jogadores (de tênis)”. Através do processo de Coaching, o coachee, ou seja, o cliente, é conduzido pelo coach (a pessoa que aplica o processo) na identificação das crenças e formas de pensar que estejam atrapalhando seu desempenho, com o objetivo de adequar tais pensamentos, alinhando-os com seus objetivos.

Por meio de um processo que é realizado por meio de 10 sessões semanais em média, com duração de 60 a 90 minutos, são aplicadas pelo coach ferramentas que promovem o autoconhecimento e geram ações com foco no resultado. Essas ações irão gerar transformações de comportamento, que favorecerão o ganho de habilidades e competências que irão gerar o aumento do potencial do coachee.

Apesar de ser um processo muito efetivo, a responsabilidade pelo seu sucesso é principalmente do coachee. Este deve estar compromissado com o processo, aberto a feedbacks construtivos, além de assumir a responsabilidade por sua vida e seus comportamentos. Segundo Eric Schmidt, CEO do Google, “um coach realmente funciona”.

6 comentários sobre “O que é Coaching?

  1. Pingback: TREINO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE PARA LUTADORES – Blog do Ewerton Teixeira

  2. Pingback: Entrevista com Saulo Cavalari – Blog do Ewerton Teixeira

  3. Pingback: O que é Coaching? (parte 2) – Blog do Ewerton Teixeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s