TREINO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE PARA LUTADORES

11011751_974760095877896_2588816257297771955_n
Crédito foto: Reprodução/Facebook oficial Anderson Silva

Por Wagner Xavier

Numa análise específica, já é compreendido pelos estudos científicos que as lutas são esportes intermitentes, ou seja, apresentam como característica principal momentos de maior intensidade, com a aplicação dos golpes alternados, com momentos de intensidade mais baixa, quando o lutador está apenas se deslocando sem golpear ou mesmo parado brevemente. Portanto, não restam dúvidas de que treinamentos intervalados de alta intensidade beneficiarão atletas destas modalidades.

LEIA TAMBÉM:

ESTOU TREINANDO CERTO?

A FISIOTERAPIA NO DIA A DIA DAS EQUIPES DE MMA

O que é Coaching?

Atualmente se fala muito do HIIT – High Intensity Interval Training – que nada mais é que um treinamento intervalado de altíssima intensidade, que atinge em média 90% da frequência cardíaca máxima, ou outras referências, como 2º limiar ventilatório  do VO2máx (quando se refere a uma regência mais precisa).

Enfim, o perfeito entendimento do esporte conforme exemplificado nessas características, define a escolha do tipo de treinamento, inclusive qual o protocolo de HIIT que o treinador adotará dentro de uma prescrição para o atleta. É claro que dentro de uma periodização, a fase que o competidor estiver definirá muito as cargas e intensidade do treino, mas pensando numa fase principal dentro do programa de treinamento, de acordo com o tempo da luta, mensuração do tempo máximo de cada ataque e outras características, dirão se o treinamento intervalado deverá ter picos intensos com maior ou menor duração, assim como o seus intervalos.

Por fim, vale destacar que um HIIT pode ser feito correndo, pedalando, pulando corda, com exercícios calistênicos e/ou com os próprios movimentos específicos da modalidade de combate. Tudo dependerá da etapa do treinamento.

 

19758449_1339865646061339_1020705107_n

Wagner Xavier é atleta e personal, pós-graduado em Fisiologia, pós-graduado em Musculação e Condicionamento Físico, pós-graduando em Nutrição. É faixa preta 3º grau de Karatê Kyokushin e CEO do ROUND 12. http://www.round12.com.br/blog/

2 comentários sobre “TREINO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE PARA LUTADORES

  1. Pingback: Entrevista com Saulo Cavalari – Blog do Ewerton Teixeira

  2. Pingback: Timothy Gallwey e o Jogo Interior de Tênis (livro) – Blog do Ewerton Teixeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s