SISTEMAS ENERGÉTICOS DO LUTADOR

17125357_265880967170830_6975138368875134976_n
Crédito foto: Reprodução/Instagram oficial Jimi Manuwa

Por Wagner Xavier

Analisando os sistemas do corpo humano que fornecem energia para o movimento, os chamados sistemas energéticos, podemos fazer a seguinte leitura sobre uma luta:

LEIA TAMBÉM:

Quatro lutas lendárias do Kancho Shokei Matsui

Kyokushin vs Muay Thai: O encontro das duas artes em 1964

Anatomia nas artes marciais

1- todas as vias de obtenção de energia vão se ajudar e atuar de forma conjunta, colaborando de forma mais ou menos predominante ou determinante, de acordo com a intensidade daquele momento do combate;

2- Somos predominantemente aeróbios, mas quando a intensidade da força e vigor do movimento aumentam, as vias anaerobias contribuem decisivamente para sustentar essas ações.

3- Fazendo a leitura do contínuo energético das lutas, temos uma inicial explosão anaeróbia, seguida de um progressivo aumento aeróbio no abastecimento energético, garantindo sua predominância.

4- Mesmo com o aeróbio com sua maior capacidade de duração predominando, o lutador que consegue manter por maior tempo a continuidade de uma boa contribuição energética do anaeróbio em ação, garantirá a sustentação da alta intensidade, determinante na luta. Desta forma, continuará o combate num bom e decisivo ritmo de golpes vigorosos e rápidos.

5- Para que isso aconteça o atleta deve ter muita resistência a acidose, um mecanismo de remoção e conversão de ácido lático com tamponamento bom. Assim sua performance em alta intensidade é mantida.

Isso deve ser treinado colocando durante o camp o lutador em situações iguais ou piores às que encontrará na competição. Desta forma, seu corpo terá adaptações para sustentar e suportar a fadiga durante o combate. Isso é a fisiologia do exercício!

 

19758449_1339865646061339_1020705107_n

Wagner Xavier é atleta e personal, pós-graduado em Fisiologia, pós-graduado em Musculação e Condicionamento Físico, pós-graduando em Nutrição. É faixa preta 3º grau de Karatê Kyokushin e CEO do ROUND 12. http://www.round12.com.br/blog/

2 comentários sobre “SISTEMAS ENERGÉTICOS DO LUTADOR

  1. Pingback: O LUTADOR TEM A FORÇA – Blog do Ewerton Teixeira

  2. Pingback: Remy Bonjasky e Melvin Manhoef se enfrentam pela quarta vez em outubro – Blog do Ewerton Teixeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s