O que é Coaching? (parte 2)

black-and-white-sport-fight-boxer
Crédito foto: Pexels

“Coaching é uma parceria criativa entre duas pessoas que inspira um novo pensamento e conduz a mudanças” (Coaching com PNL para Leigos, Kate Burton).

LEIA TAMBÉM:

Timothy Gallwey e o Jogo Interior do Tênis (livro)

O que é Coaching?

Realidade Externa x Realidade Interna: O que está sob seu controle?

Isto significa que o coaching é um processo onde o coach e o coachee formam uma parceria para encontrarem respostas que levem o coachee a mudanças positivas em alguma área de sua vida. O coach é aquele que detém o conhecimento das técnicas e ferramentas do coaching, enquanto o coachee é o indivíduo que contrata o coach com o objetivo de melhorar seu desempenho.

 

Diferentemente de uma consultoria, onde o consultor é contratado para passar seu conhecimento sobre determinado assunto, o coach não é necessariamente um especialista nas questões pelas quais é contratado para trabalhar com o coachee. Por isso o processo é uma parceria. Não dependerá somente do conhecimento do coach para ser efetivo, mas do comprometimento do coachee e da reflexão que o mesmo faz sobre as questões trabalhadas.

 

O papel do coach nessa parceria é auxiliar o coachee a encontrar em si mesmo os caminhos para uma mudança de pensamento que o leve a uma melhora contínua de rendimento.

 

A definição de coaching pela International Coaching Federation é a seguinte: “Coaching é ser parceiro dos clientes em um processo criativo e provocador de pensamentos que os inspira a maximizar seu potencial profissional e pessoal”. Já Timothy Gallwey, autor do livro chave do coaching, O jogo do Tênis interior, define afirma que: “Há sempre um jogo interior acontecendo em sua mente, não importa de que jogo externo você esteja participando. O quão consciente você está disso pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso do jogo externo.

 

O que Gallwey define como jogo interno e jogo externo são as coisas com que lidamos dentro e fora de nossas mentes. Pegando o exemplo de um jogo de tênis, esporte que Gallwey praticava e ensinava, o jogo externo ocorre em uma quadra, contra um adversário externo. Joga-se tênis com o objetivo de vencer este adversário externo. Mas ao mesmo tempo, está ocorrendo dentro do indivíduo um jogo interno, onde está presente o conflito interno. Dependendo de como a pessoa lida com esse conflito, ele pode ser um impulsionador para um melhor desempenho, como também pode impedir que o indivíduo explore todo o seu potencial.

 

Algo interessante no coaching é que o coachee é quem conduz o processo. Ele faz isso indiretamente, dando sinais ao coach que indicam quais são os pontos e as ferramentas a serem trabalhadas, e as questões que não devem ser abordadas. O segundo caso ocorre quando o coach identifica algo que está além de sua função e seria melhor trabalhado por um profissional da área de psicologia, por exemplo.

 

Timothy Gallwey é considerado por muitos o pai do coaching.  Seu livro O jogo do Tênis interior, ele expôs a ideia de que o desempenho é igual o potencial menos interferência. Nesta poderosa equação, está a essência do coaching, eliminar a interferência que impede o indivíduo de explorar todo o seu potencial. O papel do coach é fazer com que o coachee tenha consciência de quais são os fatores que estão gerando interferência e o impedindo de explorar todo seu potencial.

4 comentários sobre “O que é Coaching? (parte 2)

  1. Pingback: O LUTADOR TEM A FORÇA – Blog do Ewerton Teixeira

  2. Pingback: Remy Bonjasky e Melvin Manhoef se enfrentam pela quarta vez em outubro – Blog do Ewerton Teixeira

  3. Pingback: Ponte entre sua situação atual e a situação desejada – Blog do Ewerton Teixeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s