O LUTADOR TEM A FORÇA

sports-fitness-body-building-iron-161557
Crédito foto: Pexels

Por Wagner Xavier

Força, Resistência e Potência Muscular são manifestações fundamentais para qualquer lutador.

LEIA TAMBÉM:

O que é Coaching? (parte 2)

SISTEMAS ENERGÉTICOS DO LUTADOR

Timothy Gallwey e o Jogo Interior do Tênis (livro)

Entrevista com Saulo Cavalari

A força muscular se refere a capacidade de exercer tensão, gerada pela contração dos músculos, sobre qualquer resistência, a vencendo, cedendo ou sustentando a mesma. Já a resistência muscular é a capacidade de conseguir manter a força por mais tempo sobre algo. Finalmente a Potência muscular, determinante em qualquer esporte, alia a força e a velocidade. Desta forma teremos duas subdivisões da potência quanto as suas grandezas: num golpe, quando o mesmo apresentar a maior força no menor tempo – força explosiva. Quando desempenhar na maior velocidade alguma força – força rápida.

Portanto, sabendo da importância destas manifestações musculares, um lutador deverá treiná-las dentro do seu programa de exercícios, e de acordo com a etapa da periodização em que estiver priorizando. Gerar adaptações neuromusculares de força e potência melhorando a performance, aliando a manutenção da resistência de força e estrategicamente da massa muscular por meio de adaptações morfológicas de hipertrofia.

E não me entenda de forma equivocada quando cito hipertrofia, fazendo alguma associação com fisiculturistas, pois estamos falando de outra modalidade esportiva, as de combate, onde não se prioriza volume muscular ou a perfeita simetria. No entanto, a hipertrofia se refere a importante manutenção da massa muscular, estimulando adequadamente para não catabolizar com treinamento extremamente intensos e sobretudo, para manter estas adaptações estruturais importantes para estabilização articular, taxa metabólica basal e consequentemente também funcional quanto a geração da força.

 

19758449_1339865646061339_1020705107_n

Wagner Xavier é atleta e personal, pós-graduado em Fisiologia, pós-graduado em Musculação e Condicionamento Físico, pós-graduando em Nutrição. É faixa preta 3º grau de Karatê Kyokushin e CEO do ROUND 12. http://www.round12.com.br/blog/

3 comentários sobre “O LUTADOR TEM A FORÇA

  1. Pingback: Remy Bonjasky e Melvin Manhoef se enfrentam pela quarta vez em outubro – Blog do Ewerton Teixeira

  2. Pingback: Ponte entre sua situação atual e a situação desejada – Blog do Ewerton Teixeira

  3. Pingback: O PULO DO LUTADOR – Blog do Ewerton Teixeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s