LUTADOR TREINA LUTA

20479903_10156090026684879_1375574241905407761_n
Crédito foto: Reprodução/Facebook oficial Bellator MMA

Um lutador deve estar atendo a todo seu planejamento de treino para uma competição. O treinamento específico da modalidade ou mix de artes marciais que lutará deve estar presente em todo o trabalho, é o principal e insubstituível, tanto que se tivesse que escolher uma única coisa pra treinar, para um lutador é a luta propriamente dita. Pode parecer óbvio, mas muitos atletas erram na medida exagerando com corridas e musculação por exemplo.

LEIA TAMBÉM:

Transformando sonhos em objetivos

O PULO DO LUTADOR

Ponto entre sua situação atual e a situação desejada

Mas na medida certa, uma boa preparação física beneficiará muito a performance do lutador. Na fase básica da periodização se pode acrescentar treinos diversos que melhore os aspectos neuromusculares e cardiorrespiratórios por exemplo. Seria a hora de se permitir correr mais, nadar, buscar um fortalecimento e hipertrofia na musculação. Ou seja, até aqui o atleta se permite treinar mais coisas para ir construindo os “alicerces” para o que virá. O gesto dos movimentos e a técnica também podem vir seno trabalhadas sem tanta potência ainda, ficando mais no aprendizado e fixação dos golpes.

Conforme a competição se aproxima certamente entrará numa fase específica, quando o excesso de atividades não tão ligadas com a modalidade vai saindo e dando lugar a especifidade do esporte. Como citado, as corridas que restarem seguem uma padrão intervalado, os saltos seguem tempo de luta, o treinamento com pesos e elásticos buscam a potência.

Finalmente se chega na fase principal, que é quando tudo é treinado com o máximo da potência determinante na luta para conectar os golpes, muita técnica deve ser trabalhada aliada a isso. Os treinos serão mais curtos, mas muito intensos.

Contudo, uma boa preparação física fará com que o lutador chegue com mais capacidades treinadas na fase principal. Assim terá melhor desempenho e condições de apresentar realmente sua máxima performance em tudo o que decidir executar durante a luta.

19758449_1339865646061339_1020705107_n

Wagner Xavier é atleta e personal, pós-graduado em Fisiologia, pós-graduado em Musculação e Condicionamento Físico, pós-graduando em Nutrição. É faixa preta 3º grau de Karatê Kyokushin e CEO do ROUND 12. http://www.round12.com.br/blog/

2 comentários sobre “LUTADOR TREINA LUTA

  1. Pingback: Transformando sonhos em objetivos: Planejar é preciso – Blog do Ewerton Teixeira

  2. Pingback: LUTADORES, MUSCULAÇÃO E CROSSFIT – Blog do Ewerton Teixeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s