LUTADORES, MUSCULAÇÃO E CROSSFIT

sports-fitness-body-building-iron-161557
Crédito foto: Pexels

Já discutimos a importância da força, resistência e potência muscular para o lutador em outros artigos. Diante disso, enquanto segmentado o treinamento de musculação, alguns estudos apontam bons benefícios na aplicação do sistema de treino de musculação chamado super série 2 (agonista-antagonista), trabalhando de forma combinada dois exercícios, sendo um para os músculos agonistas (responsáveis pelo movimento) de determinada articulação, seguido por um exercício imediato para os músculos antagonistas (responsáveis pelo movimento articular oposto).

 

LEIA TAMBÉM:

Transformando sonhos em objetivos: Planejar é preciso

LUTADOR TREINA LUTA

Transformando sonhos em objetivos

O PULO DO LUTADOR

Essa estratégia diminui a inibição autogenica, frenagem do movimento e tempo do treino, disponibilizando mais momentos para o específico. Evidentemente métodos como esse devem estar situados numa etapa adequada da periodização e proximidade com a competição.

Outra conduta bem aplicada sobre lutadores atualmente é a utilização de movimentos da modalidade de Levantamento de Peso Olímpico (LPO), com arremessos, arranques e suas variações. Além de treinarem vários grupamentos musculares no mesmo momento, melhoram a transferência de força, coordenação intra e intramuscular (sinergismo), controle neuromuscular, força, potência muscular evidentemente. E dependendo da quantidade de movimentos também trabalhará a resistência.

Diante de tantos benefícios específicos, vale uma utilização deste treinamento mesmo já na fase principal, respeitando e obedecendo a prioridade do treino específico de luta.Contudo, muitos lutadores circulam durante a preparação física por academias de musculação, centros de treinamento de LPO e nos últimos tempos dentro de boxes de Crossfit, pois encontram nesta modalidade também o LPO, ginásticos, estímulos cardiorrespiratórios e pliometricos.

 

19758449_1339865646061339_1020705107_n

Wagner Xavier é atleta e personal, pós-graduado em Fisiologia, pós-graduado em Musculação e Condicionamento Físico, pós-graduando em Nutrição. É faixa preta 3º grau de Karatê Kyokushin e CEO do ROUND 12. http://www.round12.com.br/blog/

2 comentários sobre “LUTADORES, MUSCULAÇÃO E CROSSFIT

  1. Pingback: Avaliando sua situação atual – Blog do Ewerton Teixeira

  2. Pingback: Vídeo: Há 15 anos o Brasil vencia a 2 ª Copa do Mundo por Equipes de Kyokushin – Blog do Ewerton Teixeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s