Avaliando sua situação atual

running-runner-long-distance-fitness-40751
Crédito foto: Pexels

Em um processo de planejamento, onde se tem como objetivo chegar a algum lugar (situação desejada), é necessário saber como você se encontra agora, no ponto de partida.

LEIA TAMBÉM:

LUTADORES, MUSCULAÇÃO E CROSSFIT

Anatomia nas artes marciais

Biomecânica e esportes de combate

Marketing em eventos esportivos

Imagine-se saindo de casa para ir a algum lugar. É de se supor que você conheça bem o lugar onde você mora, quem são os vizinhos, quais são as ruas, quais são as alternativas de transporte que você tem para se dirigir ao lugar desejado. Com essas informações, você consegue se concentrar em ir ao lugar onde pretende.

Agora imagine-se de férias em uma cidade onde é a primeira vez que você visita. Mal conhece o hotel onde está, não conhece as ruas e todas as outras informações necessárias para ir onde quer. Precisará reunir informações de onde se encontra primeiro para poder saber como chegar onde quer. É justamente esse processo de reunir informações que deve ser o primeiro passo para o planejamento de qualquer meta ou objetivo. Se você não sabe como se encontra agora, e quais recursos tem disponíveis, fica impossível pensar em realizar algo.

Cada área da sua vida é importante, e uma acaba ajudando a outra direta ou indiretamente. Por exemplo, se você tem uma vida financeira ruim, sua vida familiar pode ser impactada negativamente por isso, assim como a perspectiva de futuro, vida social, autoimagem, e por aí vai. Saber como anda cada área de sua vida é um passo importante. Com essa informação em mãos, você terá condições de avaliar qual dessas áreas poderá servir de alavanca, ou seja, qual delas você poderá começar a dar foco e que fará com que todas as outras também melhorem.

No exemplo que usei, uma alternativa poderia ser começar a trabalhar para melhorar a área financeira, pois ela poderia ser a alavanca para melhorar todas as outras partes.

Você deve avaliar cada uma das áreas importantes de sua vida, dando uma nota de 0 a 10. As áreas básicas são: profissional, familiar, social, autoconceito, autoimagem e perspectiva de futuro. Podem ser incluídas ou tiradas áreas, o importante é que você saiba identificar quais são importantes em sua vida. A partir dessas notas, observe qual das áreas pode ser a alavanca. Identificada a alavanca, reflita em como você pode fazer para aumentar esta nota. Um pequeno passo para frente já faz com que a nota avance um pouco. Reflita em qual pode ser este pequeno passo. Cada passo vai aos poucos te levando em direção ao equilíbrio necessário para o atingimento de seus objetivos.

No próximo artigo, saiba o que fazer após esta avaliação.

2 comentários sobre “Avaliando sua situação atual

  1. Pingback: Vídeo: Há 15 anos o Brasil vencia a 2 ª Copa do Mundo por Equipes de Kyokushin – Blog do Ewerton Teixeira

  2. Pingback: Identificação da situação desejada – Blog do Ewerton Teixeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s